7.9.05

Setembro é o bicho


* Setembro, no Rio de Janeiro, apesar do tempo incerto deste resto de inverno que ora é veranico, ora é chuvoso e frio, é um mês que promete. Na EMERJ (Avenida Erasmo Braga, 115/ 4o. andar) acontece o evento Livro Aberto, um misto de entrevista com escritor e encenação de sua obra. Sonia Peçanha baterá papo com Ferreira Gullar (6),Carlos Nascimento Silva (13), Alberto Mussa (20) e Luiz Ruffato (27). Aliás, hoje já era, quem foi, foi, quem não foi não pôde ouvir o Gullar contar-se menino, pivete meio larápio lá em São Luis do Maranhão, nem tampouco comover-se com a visão dele dessa encrenca toda em que o país está metido. A gente se inventa, ele disse. Será que também nos reinventamos? Precisamos, não é?

*E daqui a pouco é hora do encontro anual das pequenas editoras. São muitas, inclusive a Bom-Texto (que editou o "Estão todos aqui"), e brigam por manter-se vivas nesse mercado feroz. Este ano, a Primavera dos Livros terá como patrono o escritor João Ubaldo Ribeiro e começa no dia 22, nos primeiros susurros das flores, isso se o Rio não inventar um invernico, um outonico, sei lá, o mundo anda tão mais ou menos. Será que a gente se reinventa?

A ilustração é "Primavera" de Botticelli, baixada, em 7 de setembro de 2005, do Google, que indica o site www.spaceandmotion.com/ Philosophy-Art-Truth.htm.

Nenhum comentário: